quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Oficina Introdutória

No dia 18 julho de 2009, teve início a Formação continuada de professores de Língua Portuguesa das séries/anos finais do Ensino Fundamental-GESTAR II. Estiveram presentes 26 professores na Unidade Escolar Senador Dirceu Mendes Arcoverde, local escolhido para realização de todas as oficinas coletivas do Programa. Foi elaborado uma agenda de trabalho com início para as 7h30min.Os professores foram recepcionados com cartões contendo mensagem de boas vindas e ainda, dinâmica de grupo para as apresentações.Em seguida houve o estudo de pontos fundamentais do guia geral,com o objetivo de melhor compreender o Programa e a estrutura dos cadernos de teoria e prática.
No segundo momento, foi feito uma abordagem dos conteúdos das unidades 09 e 10 do TP3 e realização de atividades propostas neste TP para familiarização dos cursistas com a dinâmica do material. Os gêneros textuais constituíram o foco da discussão, foi enfatizado a necessidade de se perceber, ( e levar essa percepção aos nossos alunos), de que toda nossa comunicação se dá por textos e todo texto por sua vez se realiza em um gênero. Foi apresentado aos cursistas, além das atividades do TP, uma diversidade de gêneros textuais para análise de suas características e diferenças.
Ao final, os professores foram orientados para o estudo individual a distância sendo solicitado a elaboração de um cronograma com a carga horária definida pelo Programa para os estudos individuais.
A análise que faço desse primeiro encontro é que ele contribuiu bastante para ampliar nos professores a capacidade de perceber a importância de um trabalho com Língua Portuguesa que leve os alunos a desenvolver uma competência discursiva e textual. Foi realmente perceptível o interesse e o envolvimento de todos nas atividades propostas nessa oficina.
Veja nas próximas páginas evidências das atividades aplicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário