quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Oficina 02 - Unidades 09 e 10 -TP3

    A dinâmica do autógrafo abriu as atividades da oficina do dia 08 de agosto de 2009. Essa dinâmica consiste na busca do maior número de autógrafos ( apenas a rubrica ) dos colegas de grupo em um tempo máximo de 2 minutos. Ela tem como objetivo promover uma reflexão sobre a necessidade do trabalho coletivo, da troca de experiências no dia a dia da escola, ainda que tenhamos pouco tempo disponível para isso.
    Após a dinâmica de abertura dos trabalhos, houve a verificação do andamento dos portfólios dos cursistas que constam neste momento apenas da identificação e memorial reflexivo de leitura . Vale ressaltar que cada professor participante deste Programa de formação recebeu da Secretaria Municipal de Educação, uma pasta catálogo para construção do seu portfólio. A oficina teve continuidade com a retomada dos estudos das unidades 09 e 10 do TP3 para esclarecimento de dúvidas. Foi realizada uma atividade referente a unidade 10 que trata do gênero cordel. Analisamos as características desse gênero e as várias possibilidades de trabalhá-lo em sala de aula.
Ao final foram dadas orientações para aplicação do avançando na prática e para estudo individual das unidades 11 e 12 do TP3.
    A avaliação que faço desta segunda oficina é positiva. A participação e o interesse de todos os envolvidos foi bastante satisfatória, porém houve um questionamento polêmico a respeito da aplicação do avançando na prática e outras atividades do programa, pois muitas escolas não dispõem de condições para reproduzir textos para os alunos. O guia geral diz que as Secretarias de Educação receberiam um CD-ROM para essa reprodução, mas não recebeu, e pelo menos neste momento, não a vejo com condições para tal reprodução. E assim os professores voltaram para suas escolas com o desafio de trabalhar os conteúdos do GESTAR II em sala de aula, resta aguardar os seus relatos na próxima oficina ou no acompanhamento da sua prática, para verificarmos que soluções foram encontradas.



                                        
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário